Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Advertência do MMCT

Imagem: Iuzuri

O Ministério da Magia, Ciência e Tecnologia adverte que as eventuais críticas aos projetos aqui apresentados, feitas no blog ou em sala de aula, pelo professor, por alunos, ou por internautas, têm apenas o intuito de fomentar o debate, promover a reflexão crítica e auxiliar no processo de amadurecimento de cada pesquisa analisada. Não há nenhuma preocupação, interesse, ou perspectiva de "interferir" nas pesquisa. As dúvidas e incertezas que podem surgir de um processo crítico devem ser resolvidas por cada aluno em conjunto com o respectivo orientador. O amadurecimento de uma pesquisa e de um cientista deve, necessariamente, contar com um processo de ampla discussão e análise crítica que seja mais vasto do que o aconchego do direcionamento preciso, seguro e inquestionável do orientador. A ciência, por definição, é feita pela constante prática de questionamento das certezas. Um bom cientista deve ser capaz de receber críticas fundamentadas e utilizá-las como parte de seu processo de constante aprimoramento. 

2 comentários:

  1. Professor André, eu consigo entender que devemos fazer os questionamentos. Mas, ainda vejo que existe uma relutância minha de fazer perguntas e não parecer "sapiente" (isso certamente é subjetivo, e julgo muitas vezes bobo) e por outro lado de pesquisadores, autores, acadêmicos não gostarem de questionamentos. É preciso que esses espiríto questionador esteja presente nas salas de aulas para que em momentos como palestras, congressos, simpósios, etc... alunos como eu possam se mostrar participantes da academia. Há tempos comecei a questionar dentro da sala de aula, agora só me falta coragem de fala em momentos "grandes".

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  2. Vamos ver se na próxima palestra ajuda com o debate... ;)

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