Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Workshop sobre direito autoral



            O Grupo de Pesquisa CopySouth (GPCS) convida você a assistir e participar dos debates promovidos nos três dias de sua Conferência Internacional sobre Direito Autoral, a ser realizada no Rio de Janeiro, Brasil, no final de junho.
            O momento é importante para discutir essas questões. Os pressupostos antiquados das leis e da ideologia do direito autoral estão novamente sendo questionados em todo o mundo e novos conflitos estão acontecendo. No Brasil, por exemplo, mais de 500 músicos, escritores, acadêmicos e outros profissionais assinaram uma carta aberta no final de maio, pedindo que o governo reforme as leis de direito autoral para que os usuários possam ter mais acesso à música e aos livros. Ao mesmo tempo, a campanha bem-financiada contra a chamada “pirataria” se tornou ainda mais habitual e ameaça a todos, exceto as grandes corporações. Embora três dos países mais importantes do Hemisfério Sul – China, Índia e Brasil – nem sequer tenham sido convidados para as negociações, um novo tratado anti-pirataria chamado ACTA (Acordo Comercial Anti-Contrafação) está prestes a ser assinado pelos países ricos da América do Norte e da Europa, assim como pelo Japão e por alguns países menores.
            Enquanto nos reunimos, uma lista de perguntas antigas e complexas exige novas respostas. Será que a maioria dos músicos se beneficia do sistema de direito autoral e do modo como a indústria da música está organizada atualmente? Como podemos promover um acesso bem mais amplo do que existe hoje a materiais educacionais nos países da América do Sul, África e Ásia? E por falar em acesso e compartilhamento, por que tantas idéias e tantos produtos culturais fluem do Norte para o Sul e tão poucos fluem na outra direção? Será que podemos justificar a atual lógica econômica do sistema global de direito autoral? E quais são as alternativas viáveis para o sistema atual?
            Para abordar estas questões e muitas outras, o GPCS reuniu um grupo de importantes investigadores, músicos e ativistas de todo o mundo para vir ao Rio de Janeiro apresentar suas ideias em sete painéis. Os palestrantes são do Brasil (7), Chile (1), Bolívia (1), Cuba (2), Estados Unidos (3), África do Sul (2), Gana (1), Filipinas (2), Suíça (1) e Reino Unido (2).
            Esperamos debates abertos, onde algumas opiniões fortes se façam ouvir. Assim, estendemos nosso convite a todas as pessoas interessadas nestas questões, como estudantes, bibliotecários, professores, pesquisadores, músicos e ativistas compareçam ao evento.
            Haverá tradução simultânea entre inglês, espanhol e português.
            Esperamos encontrá-los no Rio em 28 de junho.
            Grupo de Pesquisa CopySouth, maio de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário