Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O que é Ciência? tópicos para reflexão.



Após a apresentação dos seminários sobre ciência recomendo que todos os alunos do curso  reflitam sobre as próprias propostas de pesquisa em relação à visão empiricista e em relação à crítica humanizadora, tendo como parâmetro de discussão a análise feita por Eduardo Tomanik no capítulo 3 d'Olhar no Espelho. A título de indução, sugere-se que os interessados anilsem os tópicos elencados abaixo do modo que julgarem mais apropriado: comentário neste post, elaboração de paper, elaboração de postagem no próprio blog, excerto da reflexão teórica da própria pesquisa etc.

CAP 3 - O que é ciência? 
3.1. Visão empiricista:  identificar (ou estabelecer) na proposta sua posição quanto à 
  • a) objetividade/ neutralidade; 
  • b) observação; 
  • c) experimentação; 
  • d) explicação/descrição do fenômeno ou compreensão dos porquês; 
  • e) aplicação/utilidade do conhecimento a ser produzido. 

3.2. Crítica humanizadora: identificar (ou estabelecer) na proposta sua posição quanto à 
  • a) aplicação/instrumentalização do conhecimento a ser produzido; 
  • b) interfaces interdisciplinares requeridas e diretrizes metodológicas; 
  • c) percepção do objeto e conceituação do fenômeno 
  • d) visão abrangente, panorâmica ou pontual do objeto?; 
  • e) identificação do sujeito com o objeto/alteridade com o objeto; 
  • f) compreensão dos porquês (≠ explicação/descrição) e implicações na transformação/manutenção da sociedade.

Observações:
  1. A atividade é aberta para alunos e não-alunos.
  2. Os alunos que ainda não leram o capítulo 3 devem ter vergonha da cara e serem mais responsáveis com as atividades mínimas de aula. Além de responder a uma pergunta extra: "O que eu estou fazendo aqui?"

Um comentário:

  1. Prezado Professor, sinto-me grato pela oportunidade em aprender mais a cerca dos temas dos seminários (todos). E concordo com a sua sugestão sobre leitura. Sim, a interlocução com os colegas durante o seminário fica parecendo um 'papo de bêbado', interminável, quando, por exemplo, alguns opinam (não debatem e querem fazer valer opiniões próprias) sem qualquer recurso/mediação de leitura. Ou quando, nada falam - não por timidez, mas, por medo. Me sinto comprometido a ler mais ainda para eu melhorar um pouco mais (preciso). Gratidão é o que posso lhe oferecer por permitir ao grupo desempenhar esse exercício. Os dois colegas do seminário (Andrea e Lauro) esforçaram-se muito para superarem limitações, absolutamente comprometidos com os estudos. Em nosso nome, nossa gratidão. Ob. Interessante pensar essas questões sob os projetos de pesquisa.

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