Após a apresentação dos seminários sobre ciência recomendo que todos os alunos do curso reflitam sobre as próprias propostas de pesquisa em relação à visão empiricista e em relação à crítica humanizadora, tendo como parâmetro de discussão a análise feita por Eduardo Tomanik no capítulo 3 d'Olhar no Espelho. A título de indução, sugere-se que os interessados anilsem os tópicos elencados abaixo do modo que julgarem mais apropriado: comentário neste post, elaboração de paper, elaboração de postagem no próprio blog, excerto da reflexão teórica da própria pesquisa etc.
CAP 3 - O que é ciência?
3.1. Visão empiricista: identificar (ou estabelecer) na proposta sua posição quanto à
- a) objetividade/ neutralidade;
- b) observação;
- c) experimentação;
- d) explicação/descrição do fenômeno ou compreensão dos porquês;
- e) aplicação/utilidade do conhecimento a ser produzido.
3.2. Crítica humanizadora: identificar (ou estabelecer) na proposta sua posição quanto à
- a) aplicação/instrumentalização do conhecimento a ser produzido;
- b) interfaces interdisciplinares requeridas e diretrizes metodológicas;
- c) percepção do objeto e conceituação do fenômeno
- d) visão abrangente, panorâmica ou pontual do objeto?;
- e) identificação do sujeito com o objeto/alteridade com o objeto;
- f) compreensão dos porquês (≠ explicação/descrição) e implicações na transformação/manutenção da sociedade.
Observações:
- A atividade é aberta para alunos e não-alunos.
- Os alunos que ainda não leram o capítulo 3 devem ter vergonha da cara e serem mais responsáveis com as atividades mínimas de aula. Além de responder a uma pergunta extra: "O que eu estou fazendo aqui?"
Prezado Professor, sinto-me grato pela oportunidade em aprender mais a cerca dos temas dos seminários (todos). E concordo com a sua sugestão sobre leitura. Sim, a interlocução com os colegas durante o seminário fica parecendo um 'papo de bêbado', interminável, quando, por exemplo, alguns opinam (não debatem e querem fazer valer opiniões próprias) sem qualquer recurso/mediação de leitura. Ou quando, nada falam - não por timidez, mas, por medo. Me sinto comprometido a ler mais ainda para eu melhorar um pouco mais (preciso). Gratidão é o que posso lhe oferecer por permitir ao grupo desempenhar esse exercício. Os dois colegas do seminário (Andrea e Lauro) esforçaram-se muito para superarem limitações, absolutamente comprometidos com os estudos. Em nosso nome, nossa gratidão. Ob. Interessante pensar essas questões sob os projetos de pesquisa.
ResponderExcluir