Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tudo o que você queria saber sobre redes sociais e sempre teve vergonha de perguntar


As redes sociais estão em toda as partes, até neste blog. Outro dia me deparei com a falta de referências básicas para quem quer sair da superfície e começar a ter uma compreensão um pouco mais séria sobre o tema. Maíra Murrieta Costa, colaboradora deste blog, passou-me uma série de referência bem interessantes para quem quer se iniciar. O primeiro texto que ela recomendou para leitura é uma manual bem didático, publicado pela WWF (baixe aqui), ideal para conhecer melhor o tema com uma pouquinho mais de seriedade. Na sequência fui direcionado para o texto "Uma introdução às Redes Sociais ", de Augusto de Franco (baixe aqui), um pequeno artigo que insere a questão no âmbito do debate político atual; muito interessante para refletir sobre os desdobramentos possíveis das novas formas de comunicação nos movimentos políticos e sociais do século XXI. O artigo me instigou a pensar sobre a influência das novas formas de comunicação na reviravolta política recente do mundo árabe. Do mesmo autor há ainda a indicação de uma reflexão sobre o poder das redes sociais (disponível aqui). Essa última referência, aliás, para quem está com pouco tempo, pode ser um bom começo.

Na área específica da Ciência da Informação a prestativa colaboradora indicou dois artigos: "Das redes sociais à inovação", da colega Inês Tomael, de Londrina (acesse aqui) e outro sobre fundamentos e transversalidades, de Regina Marteleto (disponível aqui). Indo por um caminho um pouco mais, diríamos transcendental, nossa guia indica ter adorado a obra "A teia da vida", de Fritjof Capra (acessível aqui, até quando?). Propondo um pouco mais de solidez conceitual e histórica, Maíra me indica um texto clássico de 1973 sobre a força das relações supostamente frágeis (baixe aqui o trabalho de Mark Granovetter). 

É licito supor que uma prospecção à bibliografia até aqui apresentada permitirá um considerável avanço propedêutico, impulsionando o estudo para subtópicos mais específicos, como por exemplo, a questão da produção colaborativa e a descentralização da produção do saber. A obra indicada, Wikinomics, de Don Tapscott, infelizmente não está descentralizada quanto ao acesso pleno (aberto ou pirata) via web. Há uma série de referências (como esse blog aqui), resenhas e amostras da obra (algumas boas aqui, até quando?), todas com remissão a algum site para compra do livro :(  Ainda sobre o tema das redes sociais e a Internet, há a indicação do livro de Raquel Ricupero (pdf disponível aqui), com a ressalva de que a edição on-line apresenta problemas de revisão, sendo preferível adquirir a cópia impressa.

Quem quiser conhecer melhor a responsável pelas informações sintetizadas neste post pode acessar seu blog de pesquisa aqui.

EM TEMPO: hoje vi um e-mail, que me foi mandado há algum tempo pela minha amiga Carmem Barreira, que tem uma dimensão muito prática das redes sociais, como dirigente escoteira, que trazia um excelente vídeo introdutório de Augusto de Franco sobre o tema:


Um comentário:

  1. Brilhante, lúcido e auto explicativo. Aprendi muito
    Parabéns
    José Zulmar Lopes
    jzlopes@terra.com.br

    ResponderExcluir