Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quarta-feira, 29 de junho de 2011

O conhecimento científico é...

Copiado de Science Progress
Uma das atividades que realizamos na aula do dia 16 foi identificar características do conhecimento científico utilizando Quadro 1 do Tomanik (cap. 3) como base. O processo consistiu em votação simbólica. Os 22 participantes (21 alunos + professor André) levantavam o dedo para expressar se Sim ou se Não existe tal característica. O resultado foi o seguinte:


Enquanto não existe consenso de característica do conhecimento científico nas citações dos autores analisados por Tomanik, 8 das 26 foram unânimes na contagem realizada. Elitista, fenomenológico e cumpre uma missão foram exemplos de características possíveis expostas em sala de aula. Das que deram empate (favoráveis = contrários): acumulativo; e claro preciso; constante. Os menos consensuais foram: certo e/ou previsível; falível; geral. Das características analisadas por Tomanik, critico a opção certo e/ou previsível pois gera dúvida na interpretação lógica.  

Vale observar que o processo de votação não foi nominal, eu não informava o total de votos ao final da contagem, a forma de informar as características para os votantes variou no decorrer do processo e a forma de contagem dos votos também, inicialmente foram contatos os favoráveis (sim) e os contrários (não). A partir da quarta característica, a contagem foi feita dos contrários a característica e considerado favoráveis os que não se manifestavam.

Processo de votação não é fácil.


Por Frederico Palma

Nenhum comentário:

Postar um comentário