Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Pesquisa sobre cidadania

Sempre com o intuito de colaborar para a reflexão sobre instrumentos de coleta de dados, este Blog, divulga mais uma pesquisa para ser analisada. Sugiro que a análise sobre instrumento seja feita nos "comments", somente após de abrir e preencher o questionário.
Boa sorte!

Copiado de Educação à Brasileira

Pesquisador da UnB investiga a relação do Cidadão com o Congresso Nacional.

O questionário elaborado pelo pesquisador Thiago Carneiro, aluno de Doutorado do Departamento de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília, busca identificar como os cidadãos enxergam e interagem com o Congresso Nacional. As perguntas versam sobre questões da política que se refletem no nosso cotidiano, permitindo que o participante avalie a imagem da instituição e as oportunidades de que dispõe para transformá-la.


O participante não precisa se identificar. As respostas são tratadas de forma agrupada. Para responder à pesquisa, basta clicar no link Pesquisa: O Cidadão e o Congresso Nacional

Caso deseje conhecer os resultados da pesquisa, escreva para o pesquisador (lopescarneiro@unb.br), que você receberá uma mensagem quando os resultados ficarem prontos.

2 comentários:

  1. ATENÇÃO!!!!

    Só leia os comments abaixo se você já preencheu o instrumento. Do contrário sua resposta poderá comprometer a amostra!

    ResponderExcluir
  2. Achei o instrumento "enxuto" e de fácil preenchimento. Tenho três ressalvas, no entanto:
    a) Algumas questões pré-assumem que o candidato em que você votou foi eleito.
    b) O uso de escalas com meio termo (número ímpares de opções) pode direcionar as respostas. Nesse caso estou descartando da escala a alternativa "não sei" e entendendo que o instrumento apresenta 7 pontos, que vão do +3 ao -3. A eliminação do ponto zero talvez produzisse resultados significativamente distintos.
    c) O questionário poderia ser menos "seco" e indicar mais informação sobre a pesquisa, bem como a nota sobre retorno dos resultados aos interessados via e-mail. Esse aspecto merece ser relativizado dado que o autor propôs um brieffing para este post e na outra modalidade de divulgação o questionário segue acompanhado de um e-mail explicativo (poderia ser mais).

    ResponderExcluir