Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A participação discente em pesquisas em CI

Copiado de  Escher Italian Tribute
Recentemente o portal da UnBCiencia reproduziu nota sobre pesquisa de graduação da FCI relativa à publicação científica em nossa área. A nota indica que:
Uma pesquisa da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB) constatou que a contribuição de graduandos na publicação de artigos científicos em periódicos de cinco áreas é maior do que se imaginava. Segundo o estudo, quase um terço dos artigos com mais de um autor publicados em revistas brasileiras de Arquivologia, Ciência da Informação, Biblioteconomia, Documentação e Museologia têm origem em trabalhos de conclusão de curso (TCC) ou iniciação científica (IC). 
Gabriela Bentes, estudante de biblioteconomia, descobriu que 32% do total de 109 alunos que assinaram artigos junto com um professor orientador desenvolviam trabalhos na graduação. A amostra veio de um universo de 638 artigos publicados em periódicos da área entre 2005 e 2009 - todos armazenados na base de dados Artigos ABCDM, da FCI, e assinados em parceria por orientador e orientandos. "O resultado pode ser um reflexo da intensificação das políticas de iniciação científica dos últimos anos", acredita Jayme Leiro, orientador do estudo.
O 7º WICI dedicou uma mesa específica do tema da pesquisa discente, na qual o Prof. Jayme Leiro expõe melhor os resultados do estudo e a ex-aluna Gabriela Bentes realiza depoimento sobre sua experiência de pesquisa. Assista ao vídeo da mesa do Fórum de iniciação à pesquisa aqui (é o vídeo com 01:55:40).

A íntegra do trabalho, que foi apresentado ao ENANCIB, pode ser vista aqui.

Veja aqui a íntegra da nota da UnBCiencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário