Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Atividades avaliativas

É chegada a hora de juntar as informações que estão soltas aqui e acolá; às vezes perdidas em anotações físicas ou virtuais e às vezes somente da cabeça de cada um, em suporte estável, em terra firme ou mesmo nas nuvens. Os itens avaliativos formais previstos eram três:
a) projeto reformulado e amadurecido (já entregue à professora Sofia);
b) apresentação continuada de reflexões críticas ao longo do semestre;
c) reflexão crítica ("paper) de livre formato.
Os dois itens remanescentes da avaliação deverão ser anotados no campo comment, abaixo indicando (nessa ordem e com esses tópicos):
  • A) nome do aluno e título do projeto;
  • B) indicação se o poster apresentado deve ser considerado como atividade continuada ou reflexão crítica (essa última alternativa só é válida para posteres que foram além da simples apresentação de projeto);
  • C1) nome da atividade 1;
  • D1) url da atividade 1 (se for o caso com elementos extras para localização, como, por exemplo, data, hora, ordem em comentários de blog etc.);
  • C2) nome da atividade 2;
  • D2) url da atividade 2;
  • ... (seguir o mesmo esquema para as demais reflexões);
  • E) url da reflexão crítica e/ou data de envio para o e-mail do professor (as reflexões enviadas por e-mail poderão, conforme a política de divulgação deste blog, ser publicadas, a qualquer tempo, aqui, salvo indicação expressa no trabalho).
Lembrem-se  que a divulgação de reflexões ainda é possível em espaços virtuais de colegas, grupos de pesquisa etc. Uma boa ideia seria aproveitar também para divulgar uma versão virtual do Banner em algum espaço virtual.

Obs: há alguns casos de alunos que enviaram ao longo do semestre reflexões para publicação neste blog e que ainda não foram ao ar; nestes casos a orientação é anotar no item "D" correspondente a data de envio do e-mail para mim, explicando a situação.

Obs 2: Não se esqueçam de ter cópias de tudo o que entregaram, postaram, enviaram por e-mail (just in case...)

O prazo para indicação dos tópicos avaliativos nos comments deste post se encerra às 14h:15min do dia 25/07, 5ªf da semana que vem.

8 comentários:

  1. 1ª atividade da disicplina

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1365701912363#c919999105960915862


    Discussão sobre comportamento dos estudantes: Comentário no blog do professor

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/como-dizem-por-ai-homem-e-aluno-e-tudo.html?showComment=1365689787923#c5369079779090610795
    EAIPROC/2013 (trabalho em grupo postado pelo Frank)
    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365711752736#c1660030815961316444


    Rodízio de resumos

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366167691211#c5082405644359884609


    Bases empíricas e conceituais em teses de CI

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366584348318#c8915801044424003846


    Papel social e científico do próprio projeto de pesquisa.

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372208446488#c2962308046259355490


    Hoje é dia de Banner!!!

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/07/hoje-e-dia-de-banner.html?showComment=1374154772488#c1158974532842616685

    Blog Café com Traças

    http://cafecomtracas.blogspot.com.br/2013/07/nos-bastidores-da-metologia-cientifica.html

    http://cafecomtracas.blogspot.com.br/2013/06/bibliotecas-uma-historia-de-poder.html


    CONFECÇÃO DE PÔSTER (Considerar como atividade continuada): Pôster sobre o projeto de pesquisa entregue em 18/07/2013.

    Poster no facebook

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4833211119732&set=pcb.4833215199834&type=1&theater

    REFLEXÃO CRÍTICA IMPRESSA foi ENTREGUE no dia 18/07/2013.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, quem quiser encontrar o link absoluto de um comentário, é só achar o comentário e clicar o botão direito na data e hora do comentário e pedir pra abrir em nova aba. O link conterá uma série de números, conforme os links acima da Maruska. Quando clicado, o link levará diretamente ao comentário.

    Rafael.

    ResponderExcluir
  3. Comprovação de atividades publicadas em Metodologia da CI.
    A) Camila Portela Alexandre
    Título do Projeto: A Comunicação Científica na perspectiva das leis de direitos autorais de diferentes países.

    B) Poster/Banner: Atividade Continuada
    Título: Direito Autoral e Comunicação Científica.

    C.1)1ª Atividade: Rodízio de resumos-abstracts e análise das bases empíricas, conceituais e da metodologia de pesquisa dos próprios projetos. Acesso em 16 de Abril às 18:25 e às 19:42.
    D.1)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html#comment-form

    C.2)2ª Atividade: Análise de tese de Mestrado quanto a base conceitual, base empírica e metodologia de pesquisa da tese O acesso aos documentos sigilosos: um estudo das comissões permanentes de avaliação e de acesso nos arquivos brasileiros. Publicado no blog da disciplina Metodologia. Acesso em 22/04 às 15:55 e às 15:58.
    D.2)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html#links

    C.3)3ª Atividade: Com base no capítulo 3 do Livro de Eduardo Tomanik: ‘Oque é Ciência? A Ciência no discurso dos cientistas’ elaborar sucinta descrição do papel social e científico do projeto de pesquisa. Acesso em 27 de Junho às 12 56.
    D.3)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html#comment-form

    C.4)4ª Atividade: Comentários e observações no blog da disciplina. Acesso em 23 de julho às 9:49
    D.4) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/07/hoje-e-dia-de-banner.html?showComment=1374583767791#c3235795961160958817

    C.5) 5ª Atividade: Entrega da Reflexão Crítica impressa em 18/07/2013
    D.5) Pode ser encontrada online no blog do Frederico, também aluno da Disciplina: http://cafecomtracas.blogspot.com.br/2013/07/nos-bastidores-da-metologia-cientifica.html?showComment=1374584562848#c7386800268024638784

    Desejo a todos um bom descanso!

    Abraços Cordiais
    Camila

    ResponderExcluir
  4. A) Aluno: Eduardo Wallier Vianna
    Projeto: ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DE INCIDENTES DE SEGURANÇA DE REDE DE COMPUTADORES;
    B) o poster apresentado deve ser considerado como atividade continuada;
    C1)Observações sobre o resumo: Retirar pesquisa bibliográfica do resumo, Colocar na introdução a parte que termina em TIC, cortar o meio falar mais sobre TIC e ETIR acrescentar por ramo/ atividades explicar melhor.
    C2) reforçar no projeto que CI tem foco na informação, na TI é segurança de dados, na CI a segurança é requisito da informação junto com a ética, comunicação científica, qualidade da informação. Retirar proposta de salvação por meio da pesquisa científica, deve ter uma teoria;
    C3)Avaliação e alteração da Pergunta do meu trabalho: de que forma a produção da informação de uma Equipe de Tratamento de Incidentes de redes de computadores (ETIR) atende à necessidade do usuário no que se refere à segurança da informação e à segurança cibernética? OU Qual a necessidade do usuário, no contexto da segurança cibernética, no que se refere às informações produzidas por uma ETIR?
    C4)Avaliação ETIR versus Gestão do Conhecimento versus Comunicação integrada (Kunsch;
    C5)Avaliação do papel social e científico do projeto de pesquisa, melhorar papel social Revisão bibliográfica (levantamento de métodos) sobre necessidades de informação do usuário;
    C6)Reformulação GERAL. “NOVO” Projeto baseado nas necessidades de Informação (Estudo de usuários) de uma Equipe de Tratamento de Incidentes-ETIR.

    E) Reflexão crítica enviada para o e-mail do professor no dia 23 de julho às 11:02hs.

    Agradeço a convivência e os ensinamentos.
    Grande abraço a todos
    Eduardo Wallier

    ResponderExcluir
  5. A) Jacqueline Damascena Dutra Rezende - A percepção e uso do livro eletrônico acadêmico na biblioteca da Universidade de Brasília: um estudo de caso com os usuários da Ebrary;
    B) o pôster apresentado deve ser considerado como atividade continuada;
    C1) 1ª atividade da disciplina;
    D1)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1366219521554#c9204865384805455887;
    C2) EAIPROC/2013 da APQP está aberto;
    D2)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365710989042#c5877456042246637542;
    C3) Rodízio de resumos -
    D3)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366222090101#c5202887678463471044
    C4) Bases empíricas e conceituais em teses de CI
    D4)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366849685561#c7237890784719824592
    C5) Novas atividades
    D5)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372300330257#c1327445740380197217
    C6) Nova Geração de Sistemas para Bibliotecas (2013)
    D6)http://www.blogger.com/comment.g?blogID=13254813&postID=7166960074698436648&page=1&token=1374712154191&isPopup=true
    E) a reflexão crítica foi entregue impressa na aula do dia 18/07/2013.

    ResponderExcluir
  6. A.- Aluna: Flor Silvestre Estela
    Titulo do projeto: letramento Informacional: Configuração da Biblioteca Escolar
    B.- Trabalho final – O BANNER, a presentado em 18/7/2013 – exibido no pito da faculdade. Deve ser considerado como atividade continuada.
    C1.- 1era. Atividade. Conhecimento científico de Vanessa Bárbara – Flor Silvestre11 de abril de 2013 11:06
    D1.- http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1365689162699#c6090358881505139752
    C2.- Atividade - EAIPROC /2013 da APQP – 11 de abril de 2013 17:25
    D2.- http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365711910406#c5731652129167413756
    C3.- Atividade – Bases empíricas e conceituais em teses de CI. Dois comentários. Rodízio de resumos. 24 de abril de 2013 18:24
    Flor Silvestre24 de abril de 2013 18:26
    D3.- http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366838696439#c6023891195313754323
    C4.- Atividade- O papel social e científico de seu projeto de pesquisa. 27 de junho de 2013 12:24
    D4.- http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372346649215#c3577966980906229579
    C5.- Trabalho final – Reflexão crítica, enviado para o e-mail do professor André. Em 25/7/2013, às 09h28min h.

    C6.- Divulgação do Banner em espaço virtual - 19/7/2013, as 9:07 h.
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=164175730433929&set=t.100005245084333&type=1&theater
    Também compartilhado em:
    https://docs.google.com/file/d/0By5BVBspzuVlc21lX1BzSkFnWFU/edit?usp=sharing
    Abraços.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. A) Lorena Medina Beltrán / Titulo do projeto - Educação Virtual: ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO AO USUÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DE APRENDIZAGEM ONLINE. Estudo de Caso: Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

    B) O pôster apresentado deve ser considerado como atividade continuada.

    C, D, E) Professor André, eu criei um blog, acho que tem sentido só colocar o link do meu blog, onde está apresentado detalhadamente as atividades e seus respetivos links ao blog da disciplina. http://grupoidu.blogspot.com.br/

    Muito obrigada pelo seu tempo para esta turma.

    ResponderExcluir
  8. Aluna: Larissa Melo Bezerra de Oliveira
    Projeto: Direito Autoral - uma política necessária para o desenvolvimento do Acesso Aberto à literatura científica no Brasil

    Atividade 1
    Comentário sobre o texto: BARBARA, Vanessa. Sistema de Currículo Lattes. Pesquisa FAPESP, São Paulo, p. 96-97, abr. 2007.
    Disponível em:< http://metodologiaci.blogspot.com.br /2013/ 04/1-atividade-dadisicplina.html?showComment=1365099851798 #c99452546791070848>.

    Atividade 2
    EAIPROC/2013 da APQP
    Proponentes: Camila Portela, Larissa Melo e Maruska Almeida
    Disponível em:< http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html#comment-form>.

    Atividade 3
    Rodízio de Resumo
    Disponível em:< http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html#comment-form>.

    Atividade 4
    Bases empíricas e conceituais em teses de CI
    Disponível em:< http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html#comment-form>.

    Atividade 5
    Papel Social do Projeto de Pesquisa
    Disponível em:< http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html#comment-form>.

    Atividade 6
    Reflexão Crítica: enviada por e-mail dia 25/07/2013.

    Atividades Extras
    1) Envio de e-mail para a turma sobre o Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência em 2013.
    2) Contribuição para a Wiki

    Professor, infelizmente só vi o prazo com relação ao horário agora no momento do envio das atividades. Aguardo a reconsideração.
    Abraços,
    Larissa.

    ResponderExcluir