A atividade de encerramento da última turma de metodologia foi marcada pela exibição e apresentação pública dos banners de pesquisa discentes, conforme anunciou-se em post anterior. Esse tipo de atividade, depois do estranhamento inicial por parte de alguns alunos não familiarizados com tal produto, costuma ter resultados muito positivos. O uso de banners como atividade de divulgação científica é bastante usual em congressos internacionais conceituados e, no caso da UnB, é uma constante na iniciação científica, ajudando a que os novos pesquisadores possam compartilhar seus resultados de pesquisa com um vasto público (ver post aqui). Os pôsteres afixados no grande pátio da FCI no último dia 11/julho fecharam com chave de ouro a disciplina. Muitos alunos que foram reticentes à ideia, demonstravam satisfação com o resultado e disputavam espaços entre os colegas para serem fotografados pelos celulares de plantão. A exposição ainda contou com uma breve apresentação e discussão de cada banner, permitindo que os alunos comparassem trabalhos, problemas e soluções. Todos os 25 banners expostos podem ser vistos neste álbum.
Durante o recesso acadêmico da UnB o material continuou exposto no pátio, porém hoje, há poucos minutos, teve seus últimos exemplares recolhidos, atendendo a pedidos, da secretaria da graduação em Arquivologia, que repassou consulta da assistente da direção da FCI (demandada, obviamente, por mais alguém), exarados no documento abaixo:
O episódio apresenta, no mínimo, três aspectos curiosos:
a) a solicitação ser exclusivamente direcionada a mim, quando, na verdade, a disciplina era compartilhada com a Profa. Sofia, que não atua junto ao curso de Arquivologia;b) a demanda sobre uma atividade relacionada à pós-graduação ter partido da secretaria do curso de graduação de um dos professores da disciplina e não da secretaria da pós;c) uma unidade que, em princípio, trabalha também com pesquisas relacionadas ao fluxo da informação e à informação organizacional se valer do método arcaico do "telefone-sem-fio" até que a informação chegasse ao seu destino final (não teria sido muito mais fácil conversar diretamente com os professores responsáveis e eliminar as possibilidades de "ruído" no processo?);d) o interesse súbito em utilizar o vasto espaço do pátio em sua totalidade, quando o mesmo permanece absolutamente ocioso fora dos períodos do WICI (quando, em 11 de julho, os alunos de Metodologia ergueram seus banners nas paredes internas não houve nenhum elemento informativo a ser deslocado).
Com o pátio liberado, fica a esperança de que os anunciados novos banners sejam tão uteis para o cumprimentos das atividades-fim de ensino e pesquisa como foram os pôsteres dos alunos de mestrado. Esperamos, sobretudo, que tragam algum colorido mais às opressivas muralhas de concreto, legitimas representantes da escola brutalista de arquitetura.
Caro Professor André e Professora Sofia,
ResponderExcluirConfesso que a inovação através da utilização dos banners pelos discentes me pareceram estranhas no primeiro momento também... Mas agora, após sua retirada e todo o processo de sua produção e afixação, reconheço que se tratou de uma nova abordagem e um novo estímulo para o exercício da atividade de estudos de uma disciplina que tem em si uma certa dose de mesmice tradicionalmente associada a ela, como é o caso da Metodologia e que, com as inovações de seu modus operandi tornou-se muito mais interessantes, pois não foram só os banners que se tornaram inovadores em suas aulas, senão o debate aqui no blog, a produção de um blog pelos alunos, a diversidade de abordagens sobre o tema, com assuntos tangencialmente correlacionados e que, ao mesmo tempo, trouxeram novos enfoques para o assunto e para a produção acadêmica... etc.
Enfim, quero deixar manifesta a minha grata satisfação pelos resultados que sinto ter obtido com a minha participação nessa disciplina, da qual confesso, não tinha previamente uma expectativa muito entusiástica. Parabéns pelo seu trabalho! Espero ter outras experiências em aulas ministradas por sua pessoa e pela Professora Sofia, principalmente reconhecendo a dificil e o tratamento que muitas vezes se dá, categorizando como irrelevantes, infelizmente, iniciativas como essas, haja vista o pedido em se desocupar o espaço dessa forma tão inusitada...
A propósito, retirei o meu, tão logo recebi sua primeira mensagem...
Cordialmente,
Reginaldo da Silveira Costa
Reginaldo,
ResponderExcluirAcho que sua colocação aponta para os principais objetivos perseguidos pela disciplina: debate e inovação; dois requisitos básicos para que se possa produzir ciência. Esse espaço foi criado e mantido justamente para isso.
Fico satisfeito em saber que a experiência lhe foi útil e agradeço a contribuição.
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ResponderExcluirPrezados,
ResponderExcluirNão sei se a todos, causou estranhamento à situação em questão. Mas, me inquietou no sentido de refletir sobre nossa experiência e vivência na pós-graduação.
Lembro do início da disciplina de metodologia quando o professor questionou sobre a pequena participação dos neófitos na disciplina. E houve uma discussão sobre a responsabilidade dos estudantes e sobre o sistema de ensino na graduação.
Nesse sentido, vejo que a segunda hipótese se reforça com a situação em questão. Os estudantes da disciplina se envolveram e terminaram com um produto com o qual podem se orgulhar, buscaram disseminar esse conhecimento para os alunos da graduação e acreditaram nisso.
Contudo, algumas dessas questões foram analisadas ou discutidas para a decisão final das retiradas dos posteres? Parece-me bastante claro que não.
Ainda, houve uma valorização dos trabalhos dos estudantes? Houve uma aproximação entre o conhecimento da pós e da graduação? Algum professor da graduação teve a curiosidade de ver os posteres e levar seus alunos para conhecerem e refletirem sobre trabalhos da pós?
Bem, essa e outras questões me inquietam. Inquietam pela história de pioneirismo da UnB e pelo papel de liderança que um dia a Ciência da Informação na UnB já teve.
Essas situações devem ser levadas a sério, para se refletir sobre como estamos e para onde queremos ir.
Espero que possamos aprofundar nossos questionamentos e discussões.
Abraços