Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Grande fonte de informações para estudos jurídicos disponível na BCE/UnB

Um aviso de utilidade pública para os navegantes ávidos por boas fontes para estudos no campo jurídico.

A Divisão de referência da Biblioteca Central da Universidade de Brasília informa que estará disponível no site da BCE, até o dia 31 de maio próximo, o acesso à base de dados LexisNexis Academic.

A LexisNexis é o maior provedor de conteúdo jurídico dos Estados Unidos e esta base é sua divisão acadêmica. “É uma base de dados voltada principalmente aos estudos do Direito e de Negócios, que oferece notícias de fontes internacionais, incluindo jornais, diários, revistas técnicas, blogs, transcrições de notícias, jurisprudência, opinião jurídica, casos legais norte americanos, europeus e de outras regiões na íntegra, bem como seus vereditos, aplicações de leis, doutrinas, análises de casos, informações legais sobre empresas, perfis de empresas, propriedade intelectual, informações financeiras de empresas, pessoas e biografias".

O objetivo é submeter à comunidade acadêmica uma avaliação da fonte, que é imprescindível para a aquisição dessa ferramenta de pesquisa.

O acesso é permitido a todos os computadores conectados à Rede da UnB, sendo possível tanto dentro do campus como remotamente pela mesma configuração do Portal de Periódicos da CAPES.

Maiores informações pelo e-mail informacoes@bce.unb.br, pelo telefone (61) 3107-2676 ou pessoalmente, no Balcão de Informações da BCE.

Para uma idéia da atualidade dos dados da base, em uma pesquisa teste com o termo "data visualization" (visualização de dados), termo afeto à Ciência da Informação e que no Brasil possui fraca ou quase nenhuma ligação com o campo jurídico, pode ser encontrado em notícias, empresas e artigos acadêmicos dezenas de vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário